Casas do Moinho da Praia I Óbidos (pt)
Under Construction
Date: 2022 ...
Location: Óbidos, Portugal
Promoter: Private
Program: Single Family Housing
Area: 424,73 m2
Architecture: Ivan de Sousa, Ines Antunes
Photo: [i]da arquitectos
Last Publications
O oceano, a praia, as dunas, as falésias, os campos de golfe, os campos agrícolas, as linhas de águas, os canaviais e o vento forte caracterizam o contexto natural da faixa costeira de Óbidos.
Entre a paisagem oceânica a Norte e a paisagem rural a Sul, situam-se os dois lotes das Casas do Moinho da Praia, num loteamento composto por moradias unifamiliares de um a dois pisos, utilizadas maioritariamente como casas de férias devido à proximidade com a praia.
Os lotes, de forma regular, com áreas entre 1200 m2 a 1300 m2, acompanham o declive da rua de acesso, onde se destacam os muros de vedação já construídos na cor barro vermelho e branco, juntamente com palmeiras de grande porte a ladear as entradas. Esta forte presença foi mantida e definiu os acessos e as cores das fachadas das casas propostas.
O projeto procurou integrar da melhor forma as duas casas neste contexto através da integração topográfica e da valorização dos elementos naturais da envolvente, propondo "casas-jardim" que espreitam o Oceano Atlântico.
Mais do que volumes, propõem-se planos suavemente inclinados que se erguem a partir do terreno até alcançar a vista panorâmica. Coberturas ajardinadas que proporcionam uma forte relação com a paisagem rural e oceânica. Esta configuração reduz o impacto visual das construções e integra as casas no terreno, bem como possibilita a extensão do jardim e a sua utilização.
É nestes planos que se desenham os espaços exteriores principais: zonas de entrada, pátios e os solários com as piscinas a Sul, protegidas dos ventos fortes.
As fachadas das casas são originadas pela diferença de cota entre o terreno existente e a cobertura ajardinada.
De tipologia T3+mezanino, as habitações apresentam uma área de construção de 340m2 aproximadamente, e cerca de 90m2 de espaços exteriores cobertos.
No interior, os espaços sociais desenvolvem-se em open-space e em contacto direto com o exterior através de grandes superfícies de vidro, convidando a uma utilização mais informal e de convívio.
Os principais materiais utilizados são o reboco na cor branco e na cor barro-vermelho, autonivelantes para os pavimentos e a madeira natural, por forma a garantir conforto, durabilidade e carácter de unidade a toda a construção.