Clinical Pathology Service - Hospital São João Porto (pt)
Preliminary Study
Date: 2014-2015
Location: Porto, Portugal
Promoter: Abbott Portugal
Program: Clinical Pathology Service
Area: 1348,65 m2
Architecture: Ivan de Sousa, Ines Antunes
Model Photo: [i]da arquitectos
Proposta - Conceito geral
O edifício, objeto deste estudo, localizado no Hospital de São João do Porto, com uma área total de 1348.65m2, é composto por dois Armazéns contíguos.
A estrutura existente é constituída por elementos pré-fabricados em betão, fachadas revestidas com painéis de betão e cobertura em chapa metálica ondulada, sem isolamento.
A proposta para as novas instalações do Serviço de Patologia Clínica prevê a demolição de alguns elementos não estruturais como divisórias, portas, caixilharia e revestimentos, de modo a facilitar a adaptação do espaço para os novos usos, eliminar barreiras arquitetónicas e maximizar a iluminação natural.
A organização de todo o conjunto resume-se em seis grandes áreas: área recepção de amostras, área de produção, área armazenamento, área administrativa/validação, área vestiários / instalações sanitárias, área técnica.
A circulação é composta por fluxos diferenciados, uma exterior às áreas laboratoriais e outra interior, garantindo um excelente acesso e comunicação entre as várias áreas laboratoriais.
A falta de iluminação natural é um dos pontos críticos do espaço existente. A luz natural é um importante elemento para um ambiente de trabalho confortável e positivo, contudo
o trabalho de laboratório necessita de uma luz uniforme, livre de sombras que possam prejudicar o seu normal funcionamento. Neste sentido a proposta prevê entradas de luz indireta e difusa através das fachadas e de clarabóias lineares.
Para a iluminação artificial prevê-se iluminação embutida em tetos falsos e iluminação de bancada nos espaços de trabalho.
Para as redes de instalações técnicas prevê-se um compartimento técnico no perímetro do edifício e junto do corredor central.