Turismo Rural em Porto Covo Sines (pt)
Preliminary Phase
Date: 2019
Location: Sines, Portugal
Promoter: Private
Program: Rural Tourism
Area: 201.46 m2
Architecture: Ivan de Sousa, Ines Antunes
Photo: [i]da arquitectos
O terreno localiza-se na linha de costa de Porto Covo, oferecendo uma vista deslumbrante sobre o oceano Atlântico e Ilha do Pessegueiro.
O projeto propõe enfatizar esta especificidade natural do lugar, orientando os espaços principais para a paisagem natural e, contemporaneamente, protege-los dos ventos fortes, característicos da faixa costeira ocidental.
Para responder às exigências do novo programa, a proposta prevê dois volumes distintos mas interligados entre si. O primeiro, a ala antiga, incide sobre a edificação existente, uma reconstrução que mantem a sua implantação, traça e características arquitetónicas. Nesta ala estão localizadas 3 unidades de alojamento e o espaço comum. O segundo volume, uma ampliação em continuidade com a ala antiga, denominada ala nova, contrasta com o existente, respeitado contudo os valores essenciais da arquitetura tradicional da região e o contexto rural onde insere. Nesta ala estão localizadas mais 3 unidades de alojamento e o acesso às áreas técnicas em cave. As unidades de alojamento nesta ala, desenvolvem-se em sequência alternada de terraços ligados por uma estrutura, unificando todo o conjunto.
A ligação entre o existente e o novo, entre a ala antiga e a ala nova, desenvolve-se através de um espaço sombreado, com uma forte relação visual com a piscina e o oceano ao fundo. Neste espaço de ligação, encontramos a entrada principal em forma de arco, o único vão que se destaca na fachada principal.
O espaço comum, junto da entrada, é constituído pela sala de refeições com uma copa de apoio, uma instalação sanitária social e uma despensa.
Todas a Unidades de Alojamento estão dotadas de instalações sanitárias privativas, ventiladas e iluminadas de forma natural. Na ala antiga através de claraboias sobre as zonas de duche, na ala nova através de pequenos pátios com floreiras.
Sob a ala nova, localizam-se as áreas técnicas em cave, necessárias ao empreendimento, com acesso pela fachada Sudoeste.
Deu-se particular atenção aos espaços exteriores uma vez que são os espaços mais procurados neste tipo de empreendimento. Assim, as unidades de alojamento estão dispostas de modo a criar vários terraços, protegidos dos ventos e orientados a poente, permitindo a contemplação da paisagem e pôr do sol. Na ala nova, os terraços, além da função acima descrita, desempenham também a função de espaço de entrada.
O acesso à Casa de Campo é efetuado através de um caminho ao longo do limite Este da propriedade e termina perpendicularmente à entrada. É criado um parque de estacionamento de carácter mais formal, numa relação próxima com a entrada.